28out

Carta de Abertura da Festa de 10 anos

quinta-feira | Filed in: Sem categoria

Por algum tempo me perguntei porque havia sido escolhida para ocupar o lugar de coordenadora do Prisma e foi nesta semana que me dei conta!
Quem deveria estar aqui comemorando com vocês os 10 anos do Sempre é Tempo de Aprender era a nossa querida “Teca” foi dela a ideia e toda a batalha, tenho certeza que ela está aqui comemorando e sentindo todo o carinho e a vibração de vocês, mas não pode dizer o quanto se realizou com este projeto… Quem poderia então dizer por ela? E foi neste segundo que tudo fez sentido…
Comecei me lembrar da nossa história juntas…
Desde cedo me lembro dela dizendo:
-Flávia fez a lição? Flávia estudou para a prova? Já leu esta matéria que saiu hoje no jornal?
E eu respondia…
- Não entendo tanta falação… mãe, eu não gosto de estudar…
Ela sabiamente me respondeu, é que você ainda não descobriu o Prazer de conhecer…
O tempo foi passando e eu fui crescendo, adorava minha escola, mas não sabia por que minha mãe tinha escolhido o Santa Maria para nós estudarmos…
Fui descobrindo aquele prazer que ela tanto dizia e me envolvendo na magia da Educação, percebi que tinha estudado aqui pois minha mãe tinha uma ideologia, “Acreditava que a educação era a mais forte arma para a transformação do mundo” e ela queria muito um mundo melhor, mais humano, mais inteligente, mais sensível… Por isso o Santa Maria.
Sem perceber a ideologia dela não era mais só dela, era minha também e escolhi a Educação como profissão (para o orgulho dela). Estava sempre pelos corredores do PRISMA participando da profissão dela, assim como ela da minha.
É… Mas trabalhar com Educação também tem um gosto amargo, o de ver que o mundo não pensa como a gente… E ela sofreu muito com cada pancada que tomou da vida, mas encontrou um espaço onde o conhecimento estava na sua forma mais pura, que aquele desejo de aprender, aquela relação entre professor aluno era exatamente como ela sonhava… Este lugar se chamava “ Sempre é tempo de Aprender”.
Foi aqui que ela realizou o seu sonho, era aqui que ela repunha as energias…
Não entendia porque queria tanto vir trabalhar.
Hoje começo a entender:
Fui acolhida com muito carinho, recebi todo o apoio de minhas funcionárias… E dizem que no mercado de trabalho essa tal de solidariedade não existe, eu encontrei aqui.
Recebi ao fim de uma conversa um abraço acompanhado de um eu te amo de uma aluna, a princípio estranhei. Adultos não falam isso… Aqui falam…
Percebi a luta de um grupo para não parar de estudar… A gente ouve tanto que pessoas hoje em dia não se lutam por nada… Aqui lutam…
Logo que cheguei me perguntaram… Você quer transformar o Prisma em uma empresa? Cuidado… Vai perder a essência… Professores conseguem lutar mesmo depois de anos de profissão? Sempre me disseram que uma hora cansam minha mãe dizia isso… Aqui não!

Porque fui escolhida para estar aqui então? Porque cresci aqui, cresci com ela e tenho em mim o sonho da Teca vivo…
A essência do PRISMA vive dentro de mim!
Sempre agradeço a vida por este presente, e vou lutar pelo crescimento do Sempre é tempo de aprender assim como do Prisma por vocês, por ela, por mim e por acreditar que podemos mudar o mundo através da Educação…
Obrigada a todos por estarem aqui me ensinado todos os dias que Vinicius de Moraes tinha razão quando dizia: “A coisa mais divina que há no mundo é viver cada segundo como nunca mais”

posted by Muriel | 853 Comments »

853 Comments on “Carta de Abertura da Festa de 10 anos”

Comente

Gravatars are small images that can show your personality. You can get your gravatar for free today!